email-falso

Receber um e-mail com a notificação de que você está inadimplente causa preocupação. Mas também aguça a curiosidade. Basta um clique e pronto, em vez de obter as informações sobre uma possível pendência financeira, o usuário permite que programas roubem as informações do seu computador,  possibilitando o acesso a seus dados pessoais e senhas.

Empreendedores que acabam de formalizar o seu negócio estão sendo vítimas do chamado “golpe do boleto”. Após abrir a empresa junto aos órgãos oficiais, entidades fantasmas aproveitam a inexperiência dos novos empresários para enviar indevidamente faturas dos mais diversos valores como se fossem tributos obrigatórios.

A prática não é tão nova, mas na medida em que o empreendedorismo aparece em alta como um dos principais atores da economia no país, as reclamações crescem bastante.

Golpistas usam o nome de instituições especializadas em armazenar cadastros de consumidores para concessão de crédito para fazer phishing (termo que vem do inglês fishing  -que quer dizer pescar), tipo de fraude eletrônica que visa obter dados de usuários. A Serasa Experian, uma das instituições mais utilizadas pelas empresas na hora de examinar se deve conceder crédito aos seus clientes, é também umas das favoritas dos aproveitadores e frequentemente tem correnpondências enviadas em seu nome

Para ludibriar os empresários e dar ainda mais realidade ao golpe, as entidades fantasmas utilizam um boleto muito similar ao enviado por bancos para pagamento de títulos e tributos. Em muitos casos, chegam a usar a marca do banco no documento. Alguns falsos boletos apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado.

Outra característica é a data para vencimento. Os boletos são enviados sempre próximos da cobrança. Na pressa, ou com medo de multas, os empresários acabam pagando antes de se informar. “Não há qualquer punição. Ao identificar esse tipo de cobrança, desconsidere. Jogue no lixo”, continua Bruno Caetano.

Para reconhecer um e-mail fraudulento, preste atenção no domínio da mensagem – endereço que leva até o site. Nos e-mails, ele vem escrito depois do sinal de @ no endereço do emissor. No caso da Serasa Experian as mesagens podem ser encaminhados com dois domínios: @serasaexperian.com.br ou @certificadodigital.com.br. A empresa disponibiliza um e-mail para denunciar as tentativas de fraude eletrênica abuse@br.experian.com.

Confira alguns cuidados para não cair em fraudes eletrônicas enviadas por e-mail:

– Verifique se você contratou algum serviço que prevê o envio de e-mail com estas notificações
– Não clicar em nenhum link ou botão, nem tampouco permita o download de qualquer arquivo deste tipo de e-amail
– Confira se o endereço remetente do e-mail pertence mesmo à empresa

Na dúvida, favor entrar em contado com nosso setor financeiro: (27) 3115-1780.