Os equipamentos de asseio e conservação, mesmo depois de higienizados, podem manter alguns microorganismos ou resíduos que não devem ser transferidos de ambientes.
As empresas e usuários devem adotar um padrão de cores para cada tipo de ambiente de acordo com o nível de contaminação. Este padrão deve ser seguido por todos os envolvidos nas tarefas.
Em cada ambiente deve se utilizar equipamentos das cores determinadas previamente. Desta maneira baldes espremedores e conjuntos mop líquido vermelhos, por exemplo, não serão utilizados em um refeitório, evitando que a contaminação atinja este outro ambiente.

O tipo de contaminação varia de ambiente para ambiente. As fontes de contaminação são diferentes e devem ser tomadas precauções para evitar que microorganismos e outros resíduos sejam levados de um ambiente para o outro, provocando a contaminação cruzada, aumentando os riscos de danos à saúde dos operadores e pessoas em geral, que ocupam e transitam nestes locais.
As mãos, roupas, equipamentos e outros agentes podem transferir a contaminação e causar sérios problemas à saúde, levando em certos casos, até a morte.
