Blog

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de Junho!

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

O Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água

Escovando os dentes – desligue a água enquanto faz a escovação.
Lavando a louça – desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
Tomando banho – nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

Desligue as luzes – ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
Desligue aparelhos eletrônicos – não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
Ar condicionado – utilize com moderação!
Lavando roupa suja – dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
Passando roupa – também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

Coleta seletiva – tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

A caminho da escola – Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Veja mais em http://www.wwf.org.br/

Blog

Gripe A, Proteja-se do vírus H1N1

O H1N1 está voltando a ser um dos principais assuntos dos portais de notícias. Estima-se que o vírus desse tipo de gripe surgiu em 2009, no México, com transmissão primeiro em suínos. Por isso, a doença foi popularizada como “gripe suína”.

O surto da doença no Brasil acontece normalmente nos meses mais frios do ano, durante o outono e inverno. O problema dessa gripe é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Como posso me prevenir?
As medidas mais importantes são a higienização das mãos com frequência, com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, é recomendável manter os ambientes arejados, ventilados e limpos, e evitar locais fechados ou com grande número de pessoas. Comer bem, se hidratar e praticar atividades físicas também ajudam a manter o corpo saudável.

Como se pega o H1N1?
Para pegar o vírus é preciso entrar em contato com a saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Geralmente, a contaminação se dá quando doentes espirram ou tossem. “As gotículas, repletas de partículas infectantes, podem cair sobre superfícies e objetos, onde o vírus pode ficar ativo por dez horas”, afirma Carolina Lázari, infectologista do Fleury Medicina e Saúde. Quem tocar locais contaminados e em seguida levar as mãos ao nariz, boca ou olhos pode ficar doente.

Fique atento aos sintomas!
Os sintomas da gripe, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado: comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça.

Fique atento para sinais de piora, como falta de ar. Quanto mais cedo for usado um antiviral distribuído pelo Ministério da Saúde, mediante receita médica, melhor.

Recomenda-se que o remédio seja tomado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas. Isso ajuda a abreviar a doença e minimizar as chances de transmissão. É importante procurar um médico.

Quem já teve a gripe H1N1 já criou anticorpos e, caso volte a ter a mesma gripe, terá com menor intensidade. Uma das dicas para se prevenir é deixar os ambientes arejados. O vírus precisa de uma distância de mais ou menos 1 metro para ser transmitido e consegue sobreviver até 7 horas fora do corpo.

Essa transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada através da fala, tosse ou espirro. Por isso, é importante virar a boca ou o nariz ou usar os braços, não as mãos, para impedir que o vírus se espalhe.

Como é o tratamento?
Os pacientes do grupo de risco, como grávidas, crianças e idosos, devem tomar o Tamiflu (oseltamivir). Normalmente é preciso tomar a cada 12h por cinco dias, mas o período pode se estender por dez dias. Mas não é todo doente que precisa deste remédio. “Para os que estão fora do público-alvo e não correm riscos de complicações, o H1N1 pode ser tratado com remédios analgésicos, anti-inflamatórios e até xaropes, se o paciente tiver tosse”, afirma Mazon.

Blog

E-mails falsos de cobrança – Cuidado!

Receber um e-mail com a notificação de que você está inadimplente causa preocupação. Mas também aguça a curiosidade. Basta um clique e pronto, em vez de obter as informações sobre uma possível pendência financeira, o usuário permite que programas roubem as informações do seu computador,  possibilitando o acesso a seus dados pessoais e senhas.

Empreendedores que acabam de formalizar o seu negócio estão sendo vítimas do chamado “golpe do boleto”. Após abrir a empresa junto aos órgãos oficiais, entidades fantasmas aproveitam a inexperiência dos novos empresários para enviar indevidamente faturas dos mais diversos valores como se fossem tributos obrigatórios.

A prática não é tão nova, mas na medida em que o empreendedorismo aparece em alta como um dos principais atores da economia no país, as reclamações crescem bastante.

Golpistas usam o nome de instituições especializadas em armazenar cadastros de consumidores para concessão de crédito para fazer phishing (termo que vem do inglês fishing  -que quer dizer pescar), tipo de fraude eletrônica que visa obter dados de usuários. A Serasa Experian, uma das instituições mais utilizadas pelas empresas na hora de examinar se deve conceder crédito aos seus clientes, é também umas das favoritas dos aproveitadores e frequentemente tem correnpondências enviadas em seu nome

Para ludibriar os empresários e dar ainda mais realidade ao golpe, as entidades fantasmas utilizam um boleto muito similar ao enviado por bancos para pagamento de títulos e tributos. Em muitos casos, chegam a usar a marca do banco no documento. Alguns falsos boletos apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado.

Outra característica é a data para vencimento. Os boletos são enviados sempre próximos da cobrança. Na pressa, ou com medo de multas, os empresários acabam pagando antes de se informar. “Não há qualquer punição. Ao identificar esse tipo de cobrança, desconsidere. Jogue no lixo”, continua Bruno Caetano.

Para reconhecer um e-mail fraudulento, preste atenção no domínio da mensagem – endereço que leva até o site. Nos e-mails, ele vem escrito depois do sinal de @ no endereço do emissor. No caso da Serasa Experian as mesagens podem ser encaminhados com dois domínios: @serasaexperian.com.br ou @certificadodigital.com.br. A empresa disponibiliza um e-mail para denunciar as tentativas de fraude eletrênica abuse@br.experian.com.

Confira alguns cuidados para não cair em fraudes eletrônicas enviadas por e-mail:

– Verifique se você contratou algum serviço que prevê o envio de e-mail com estas notificações
– Não clicar em nenhum link ou botão, nem tampouco permita o download de qualquer arquivo deste tipo de e-amail
– Confira se o endereço remetente do e-mail pertence mesmo à empresa

Na dúvida, favor entrar em contado com nosso setor financeiro: (27) 3115-1780.

Blog

Dia mundial de higiene das mãos – 5 de maio!

Dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos!

Em todo o mundo, serão promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.

O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Esta data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

O outono começou, as temperaturas caem e oscilam com dias quentes e é neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.

As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Neste dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos, vamos promover atividades para conscientizar os profissionais de saúde e pacientes sobre a importância da higienização das mãos.

O hábito de LAVAR AS MÃOS previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.

A Lavagem de Mãos é uma medida SIMPLES, ECONÓMICA E EFICAZ na prevenção de doenças e infecções e um importante para a Saúde Individual e Comunitária

Acesse o site da OMS e cadastre-se para participar da jornada –
http://www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html